O processo de abertura de uma empresa em Portugal foi simplificado, mas ainda assim, gera inúmeras dúvidas. Dúvidas comuns e cada vez mais frequentes por aqui, por isso, vamos conversar a respeito?!
O número de empreendedores em Portugal aumenta ano a ano. De acordo com o site Informa D&B, somente em 2021, foram abertas mais de 30 mil novas empresas no país.
Mas atenção: antes de iniciar o processo de abertura de uma empresa, atente-se ao tipo de empresa que pretende criar. Ela pode ser singular (individual) ou coletiva. O tipo depende do capital a ser investido, quantidade de sócios e tamanho da empresa. Para cada tipo, há exigências diferentes:
➡️ Empresário em Nome Individual
➡️ Sociedade Unipessoal por Quota
➡️ Sociedade por Quotas
➡️ Sociedade Anônima
➡️ Sociedade em Comandita (simples ou por ações)
➡️ Cooperativa
➡️ Associação
Definida a forma jurídica, foque em desenvolver um bom plano de negócio que demonstre a relevância da sua empresa e, então, inicia-se o processo de abertura.
Você poderá abrir empresa em Portugal sem sair de casa! É possível fazer todo o trâmite pela internet na página da “Empresa na Hora” ou poderá se dirigir a um dos Balcões Empresa na Hora, disponíveis em várias cidades em Portugal.
❌Vistos necessários para abrir empresa em PT❌
✔️ Visto D2 (de empreendedor)
✔️ Startup visa
✔️ Golden visa
❌Custos para abrir empresa em PT❌
€360 (+ impostos)
Incluso: registro comercial e as publicações associadas à constituição da sociedade.