Eu diria que ao tomar a decisão de mudar para Portugal, o planejamento começa pela parte documental.
Portanto, é ideal que você:
- Tenha nacionalidade portuguesa ou europeia OU tenha um visto adequado. O visto deve ser solicitado ainda no Brasil (no seu país de origem) e existem vários tipos de vistos. Cada tipo possui uma exigência diferente.
- Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) ou PB4 como é conhecido. Trata-se um acordo firmado entre Brasil, Portugal, Itália e Cabo Verde que visa garantir o atendimento público de saúde em qualquer um destes países. Portanto, para você ter acesso à saúde em Portugal, antes de viajar, solicite através do seu login no site gov.br o Certificado, é de graça!
- NIF. Esse documento equivale ao nosso CPF no Brasil, portanto, você vai usá-lo para tudo: contrato de compra e venda de imóvel, aluguel, contrato de emprego, matrícula em instituição de ensino etc. e você pode solicitá-lo ainda do Brasil.
Dica final: se eu puder dar conselho é… alugue um imóvel quando você já estiver em Portugal, com calma, visitando os imóveis. Inicialmente, alugue um airbnb para os 2 ou 3 primeiros meses, então, busque um imóvel para alugar. Visite as opções que gostar. Não acho uma boa ideia alugar algo do Brasil, sem conhecer (essa é minha opinião, ok?).
Espero que essas informações sejam uteis para você!
⚖️ Adriana Chiaradia